Energia das eólicas dobra em junho

GE turbines spinning at Renova's Alto Sertão in Bahia state

Alto Sertão I - Brazil - Turbinas GE 1.6GW

A energia fornecida pelas usinas eólicas atingiu 2,2% do total fornecido pelo parque gerador elétrico brasileiro em junho deste ano, mais que dobrando em comparação a junho de 2013.

Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), as usinas eólicas em operação comercial forneceram para os mercados livre e cativo 1,3GW médios no mês. Isto é um aumento de 141% em comparação aos 539MWmed fornecidos no mês de junho de 2013, que, à época, equivalia a 0,9% do total.

Em comparação a maio deste ano, a energia suprida pelos ventos aumentou 74% dos 747MWmed registrados.

A geração total segundo a CCEE foi de 58,3GWmed em junho 2013 e 58,3GWmed em junho do ano passado.

Os acréscimos resultaram da entrada em operação comercial de vários parques ao longo dos 12 meses, que aumentaram a capacidade instalada eólica nacional (de abaixo de 3GW em meados de 2013 para cerca de 4GW este ano).

O incremento também se deu por causa da conexão de parques após a conclusão da montagem de equipamentos de transmissão. No início de junho, por exemplo, fora concluída a subestação de Igaporã, na Bahia, que permitiu a conexão de 294MW em parques que já estavam prontos.

A CCEE mede apenas os parques em operação comercial e conectados à redes.

Segundo o relatório de junho, também foi registrada uma elevação do fator de capacidade da eólicas, que subiram para 33% este, comparado com 22% em maio e 26% e junho do ano passado.

Recharge App


Baixe o aplicativo para celular da Recharge
Leia a Recharge em qualquer lugar e a qualquer momento. Baixe gratuitamente o aplicativo para assinantes nas versões para iOS ou Android.
Recharge IOS App